Na semana de 22/08 a 28/08 é a Semana Nacional da Pessoa com deficiência
TEXTO NORTEADOR
PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: DIREITOS, NECESSIDADES E REALIZAÇÕES.
OLIVEIRA, Fabiana Maria das Graças Soares
A vida da pessoa com deficiência registra uma história de lutas e enfrentamentos. Enquanto no século XIX conviviam em instituições residenciais e sob os estudos médicos, o século XX, foi marcado pela desinstitucionalização de atendimentos dessa natureza e, ao mesmo tempo, pela institucionalização da educação especial, quando surgiram as escolas e classes especiais. Nos anos 70, sob a lógica “o deficiente pode aprender”, conforme Glat (2007), na busca pela efetiva participação da pessoa com deficiência no mundo educacional, a educação especial foi direcionada por outros princípios políticos, filosóficos e científicos, influenciam premissas básicas para suas ações. Nessa época, sob a lógica “o deficiente pode se integrar na sociedade”, buscava-se a oferta de ambientes menos restritivos para sua educação, o que influenciou os textos normativos e outros caminhos, até se chegar à atualidade, influenciada pelos princípios e diretrizes da inclusão social, que tem desdobramentos nas políticas públicas diversas.
Fonte: http://apaebrasil.org.br/page/semana-nacional-da-pessoa-com-deficiencia-intelectual-e-multipla-2017
Nesta Semana foram realizadas diversas atividades de reflexão, de dança, de teatro, de esporte para mostrar aos nossos alunos a importância e a necessidade em incluir crianças com alguma deficiência.
No Labin os alunos realizaram uma reflexão sobre esse tema e participaram realizando Produção Textual e desenhos no computador para homenagear nossos alunos que estão aqui na escola e contam tanto com a colaboração e participação de muitos.
Segue algumas imagens dos alunos que participaram das aulas do Labin nesta semana.
Trabalhos no Kolourpaint dos alunos 1º ano ao 3º ano.
Alunos realizando seus trabalhos no Labin, sobre a Semana Nacional da Pessoa com deficiência.
Montando um cenário, no Portal Ludus, na ferramenta LudusArt, de brincadeiras com os colegas mais que especiais.
Como deve ser tratada a pessoa com deficiência? 1º ano B responde a esta pergunta com diversas palavras de carinho.
Como vejo a pessoa com deficiência e como ela deve ser tratada? Quem responde são os alunos dos 4º e 5ºs anos B com uma produção textual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário, ficaremos felizes em ver.