OFICINA DE LEITURA - 2010

2012
Os alunos da Oficina de Leitura realizaram encontros semanais e finalizaram o encontro com uma visita a Casa de Cultura Mário Quintana em Porto Alegre. 
Veja as imagens da visita:

 






Descrição dos encontros realizados na Oficina de Leitura - 2010
Primeiro Encontro – 09/03/2010

1º momento: Os alunos foram instigados a falarem sobre o que esperavam da Oficina de Leitura, por que estavam participando, o que mais gostavam de ler, qual o local que gostavam de fazer a leitura, quanto tempo dedicavam à leitura...
2º momento: Os alunos foram convidados a participar de um teste, o O teste dos três minutos. Para isso, foi solicitado que lessem tudo antes de fazerem qualquer coisa, que tivessem muita calma e atenção e não se preocupassem com os colegas. Dadas as instruções foi entregue a folha a seguir:
Teste dos três minutos
1- Leia tudo antes de fazer qualquer coisa.
2- Coloque seu nome no canto direito da folha.
3- Faça um círculo na palavra nome do item 2.
4- Desenhe cinco pequenos quadrados no canto esquerdo da folha.
5- Ponha um X dentro de cada quadrado feito acima.
6- Escreva a turma que você pertence.
7- Agora escreva Sim, Sim, Sim.
8- Em voz alta diga seu nome ao chegar a este ponto do teste.
9- Feche os olhos, levante a mão direita sobre a cabeça e conte em voz alta de 1 a 5.
10- Sublinhe todos os números pares da folha.
11- Agora que você leu as instruções acima, faça apenas aquilo que as sentenças um e dois solicitam. Ignore todas as outras.
12- Por favor, não perturbe a aplicação deste teste com comentários e explicações. Se você leu até aqui, finja que você está escrevendo. Vamos ver quantas pessoas realmente seguem instruções de forma correta.

Obs.: Nenhum aluno leu tudo antes de fazer. Todos se preocuparam logo em executar o que estava sendo solicitado. Nem todos compreenderam a tarefa, por isso, depois, fizemos uma leitura em conjunto, com calma e pausadamente, até que todos pudessem compreender.
No final, todos perceberam a importância da leitura e como a mesma deve ser feita com atenção, buscando-se sempre o entendimento e o sentido do que está sendo lido.
3º momento: Leitura livre.
Segundo Encontro – 16/03/2010

1º momento: Os alunos recebem uma folha de papel em formato de quadrado e são convidados a dobrarem o papel conforme a professora demonstra, juntando ponta com ponta e eis que surge uma casa. Então, os alunos são instigados a falarem sobre o que há na casa e o que pode existir na mesma.
2º momento: Apresentação do poema A casa, Vinicius de Moraes

A Casa
Era uma casa muito engraçada
Não tinha teto, não tinha nada
Ninguém podia entrar nela, não
Porque na casa não tinha chão
Ninguém podia dormir na rede
Porque na casa não tinha parede
Ninguém podia fazer pipi
Porque penico não tinha ali
Mas era feita com muito esmero
Na rua dos bobos, número zero.
3º momento: Leitura livre.

Terceiro Encontro – 23/03/2010

1º momento: Os alunos são convidados a imaginar qual objeto pode enfeitar um quarto de criança. Cada aluno diz um objeto que pode haver no quarto, até que um aluno adivinhe o objeto O móbile.
2º momento: Cada aluno recebe uma peruca de palhaço e lê o poema O móbile, Sérgio Capparelli em voz alta. A professora inicia a atividade.
O móbile
Sérgio Capparelli
                                                  Quatro palhaços           
Dançam contentes
Soltos no ar
Feito meninos.

Quatro palhaços
Fracos, franzinos,
Dançam num móbile
Cheio de sinos.

Quatro palhaços
- de jeito ladino –
Tocam viola
E violino.

Quatro palhaços
Estão dormindo
Dentro dos olhos
De um menino.



3º momento: Leitura livre.
           
                                                   Quarto Encontro – 30/03/2010

1º momento: Os alunos são convidados a brincar de rimar. Inicia-se recordando o poema O móbile, Sérgio Capparelli, percebe-se a estrutura do poema, o ritmo que é dado com as palavras de sons semelhantes ao qual damos o nome de rima.
2º momento: Despertado o interesse dos alunos é apresentado o poema Rimas malucas, Elias José, faz-se uma leitura silenciosa, depois cada aluno lê em voz e em seguida faz-se uma leitura jogralizada. Ex.: Cada aluno lê uma estrofe, brinca-se com o ritmo lento, rápido ou  moderado, o som alto, baixo.

Rimas malucas
Elias José
                                                    Cada macaco,
Com seu caco.

Cada galinha,
Com sua linha.

Cada vaca,
Com sua jaca.

Cada coelho,
Seu espelho.

Cada gato,
Com seu rato.

Cada pato,
Com seu prato.

Cada marreco,
com seu eco.

Cada elefante,
Com seu turbante.

Cada leão,
Com seu jubão.

Cada peru,
Com seu gluglu.

Cada tucano,
Com o seu cano.


3º momento: Agora é a sua vez de criar rimas. Solte a sua imaginação e divirta-se brincando com as palavras e depois leias em voz alta.
Cada abelha, com ...........................................................................................................
Cada leão, com ...............................................................................................................
Cada passarinho, com ....................................................................................................
Cada chinês, com ...........................................................................................................
Cada palhaço, com .........................................................................................................
Cada rainha, com ...........................................................................................................
Cada ............................................................. com .........................................................
Cada ............................................................. com .........................................................
Cada ............................................................. com .........................................................
                                                                                                            

Quinto Encontro 06/04/2010

1º momento: Os alunos são convidados a confeccionar a sua peruca de palhaço, uma vez que os mesmos se sentem motivados e desinibidos para lerem quando usam a peruca de palhaço. Desta forma foi solicitado para que trouxessem  meia de nylon, lã, cola quente e demais acessórios para a confecção das perucas.
       2º momento: Com as perucas de palhaço confeccionadas fizemos a leitura do livro 101 poemas, Sérgio Caparelli. Cada aluno escolheu um poema para ler.                                          
                          3º momento: Leitura livre.              
Sexto Encontro – 13/04/2010

1º momento: Os alunos são questionados se gostam de ler textos de adivinhas, charadinhas e se são bons em adivinhar. Cada aluno fala o que conhece e conta uma charadinha que lembra.
2º momento: Apresenta-se o texto
Quem sou eu?
Sérgio Capparelli
                                         O mundo inteiro em sua mão
Preto – e branco ou colorido,
Vamos, me diga quem sou eu,
Com este meu olhar de vidro.


3º momento: Os alunos se divertem tentando descobrir quem é o objeto e leem varias vezes o poema até que todos consigam adivinhar o objeto. Depois é a vez dos alunos criarem uma adivinha.
Adivinhas criadas pelos alunos:

Quem sou eu?

                                              Apareço durante o dia
Sou brilhante e amarelo
Ao entardecer me escondo
E fico de longe só olhando.
Aluna Vitória – 5º Ano/2010


Quem sou eu?

                                         Todos os dias recebo visitas
Tenho muitas salas, um pátio e um refeitório
As pessoas que me visitam chegam sempre no mesmo horário
Aqui as pessoas aprendem e ensinam.
Aluno Rafael– 5º Ano/2010

                       
Sétimo Encontro – 20/04/2010 
 1º momento: Os alunos entram na sala e veem exposto três poemas visuais do Livro: 111 poemas para crianças, Sérgio Capparelli.
2º momento: Depois de terem observado e se encantarem com os poemas visuais, fizemos a leitura, alterando o tom de voz, o ritmo. Após todos queriam ler mais poemas visuais e também estavam animados a parodiarem e a criarem os seus poemas visuais. 
3º momento: Leitura livre.









Um comentário:

  1. Oi Márcia Buffon,
    Pessoas como você que colocam alma no trabalho que estão fazendo, precisam ser valorizadas.
    Parabéns pelo trabalho que está sendo realizado na oficina de leitura.
    Adorei as atividades.
    Gládis

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, ficaremos felizes em ver.